Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro

4.00 / 5
Adicionar aos favoritos Imprimir

Mensagem do Presidente

Prezados Associados e Amigos da CASA DE VISEU,

A CASA DO DISTRITO DE VISEU, fundadora da FAD, neste ano de 2016 dá vida às comemorações dos 50 anos de sua fundação. No dia 02 de julho, com a presença de autoridades portuguesas e brasileiras, além de associados e amigos desta Associação, dois importantes acontecimentos: o lançamento do novo site da CASA DE VISEU e o lançamento do livro que conta a história desses 50 anos. No dia seguinte, dia 03 de julho, o Almoço de Aniversário, com a parceria da Confraria Saberes e Sabores da Beira. Nestas programações contamos, inclusive, com a presença dos órgãos sociais da FAD.

Esses dois lançamentos são extremamente importantes porque congregam o passado e o futuro desta Associação. Certamente quem puder ler a obra dos 50 anos aprenderá boa parte da história gloriosa e de trabalho da CASA DE VISEU e terá uma ideia do esforço empregado até hoje pelas sucessivas diretorias, associados e amigos.

Quanto ao site, para nós será, como é o da FAD, um meio espetacular de comunicação e de informação com todos, sejam associados, amigos, outras instituições ou quem nos procura pela primeira vez e teremos um canal de ligação com a região que defendemos em Portugal e com aqueles que sempre nos apoiam nas empreitadas.

Também precisa ser destacado que, nestes últimos cinco anos, fruto do investimento responsável e necessário, foram feitas e entregas inúmeras intervenções com recuperação e valorização patrimonial. A última dessas foi a renovação completa do nosso Salão Social e da Cave do Viriato, agora muito mais acolhedores, bonitos e funcionais.

Enfim, comemorar os 50 anos é sinal de vitalidade, de coragem e de sonhos a serem realizados ainda por nossa Associação, cujo nome estará marcado para sempre na história da Comunidade Luso-brasileira, mais ainda com o apoio e a presença da FAD, cujo objetivo é congregar a Diáspora portuguesa.

Bem Hajam!

Rio de Janeiro, julho de 2016.

Flávio Alves Martins
Presidente da Direcção

Historial

Em julho de 1966, durante uma festa de casamento, um grupo de naturais do Concelho do Sátão idealizou ter um local onde pudessem reunir-se. Assim, surgia a CASA DO DISTRITO DE VISEU, cujo primeiro prédio começou a ser edificado em dezembro daquele ano. Depois, antes de completar um ano, surgia, durante a presidência do fundador, Comendador Manuel Gomes, no dia 11 de junho de 1967, seu RANCHO FOLCLÓRICO.

Desde a sua fundação, CASA DO DISTRITO DE VISEU sempre apresentou-se como uma verdadeira embaixada da região que representa e inúmeras foram as suas conquistas desde então: em 1973 passa a contar com um parque aquático, em 1978 passa a ter seu Rancho infantil, em 1981 inaugura sua nova sede social e seu ginásio polidesportivo, em 1983 adquire a “joia da coroa”, a Sede Campestre, com mais de 150.000 m², em 1990 inaugura a sua capela de Na. Sra. da Conceição, em 1995, em 1999 e em 2003 adquire mais e expande seu patrimônio.

Em 1981, já na presidência do Sr. João Pereira Queiróz, seu Rancho definitivamente adotava as danças, trajes e cantares do folcore do Distrito e, em 1989, a autenticidade conservada e solidificada fez com que fosse reconhecido e aceito como membro efetivo da Federação do Folclore de Portugal.

Atualmente seu Rancho Folclórico esteve por seis ocasiões em Portugal (1985, 1992, 1995, 1998, 2001 e 2008) e, ainda, em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Canadá e Argentina.

Também destaca-se que a CASA DO DISTRITO DE VISEU é reconhecida como a que mais e melhor recebe agrupamentos em suas instalações: incontáveis grupos de folclore, de teatro, bandas de música, orfeões e tunas universitárias têm vindo de Portugal, de Estados brasileiros e até de outros países. E, ainda, desempenha ininterruptamente diversas atividades desportivas e algumas conquistas como no futebol de salão, na natação e nas lutas marciais.

Suas sucessivas diretorias sempre lutaram pela manutenção e pela ampliação dos patrimônios material e imaterial e, por fim, devem ser lembrados aqueles presidiram a instituição: Manuel Gomes, João Pereira Queiroz, Manuel H. da Costa Guimarães, Joaquim Taveira, Manuel Pires, Antonio Silva, Domingos Martins, Felisberto Cardoso, Antonio de Almeida Cardão, José Lino, Alberto Roque, Antonio Lopes, José Marinho e, agora, Flávio Alves Martins.

Objetivos

  1. Congregar os Associados, a fim de estabelecer entre eles e seus dependentes relações de fraterna amizade.
  2. Promover atividades e interesses de caráter social, cultural, recreativo, desportivo e artístico de seus Associados.
  3. Unir esforços em benefício da divulgação do Distrito de Viseu, seus Concelhos e Freguesias, notadamente nos seus aspectos turísticos, culturais e artísticos.
  4. Contribuir, tanto quanto seja possível, para a exaltação das pátrias irmãs, Brasil e Portugal.
  5. Participar de atividades de caráter cívico, cultural ou filantrópico para a dignificação das duas Pátrias e da Comunidade Luso-brasileira.

Estatutos

Órgãos Sociais

CONSELHO DELIBERATIVO

PRESIDENTE
Antonio Fonseca Lopes

VICE-PRESIDENTE
Nelson de Almeida

1º SECRETÁRIO
Paulo Gomes de Sena

2º SECRETÁRIO
Orlando Cerveira Francisco

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE
Carlos Pereira da Fonseca

VICE-PRESIDENTE
Vicente Lopes

SECRETÁRIO
Nicolau Domingos

DIRECÇÃO ADMINISTRATIVA

PRESIDENTE
Flávio Alves Martins

1º VICE-PRESIDENTE
Alcídio Tomé Morgado

2º VICE-PRESIDENTE
Raul de Matos Vale

MESA DA ASSEMBLEIA

VP DE SECRETÁRIA
Anna Maria Baltar

VP DE FINANÇAS
Alcídio Tomé Morgado

DIRETORA
Ana Carolina Rodrigues Morgado

VP DE PATRIMÔNIO
Raul de Matos Vale

DIRETOR
José Eduardo Moita da Silva

DIRETOR
Clóvis Avance

DIRETOR
Durval José F. Botelho

DIRETOR
José de Oliveira Couto

VP COMERCIAL
Armênio Manuel da Conceição Rodrigues

DIRETOR
Eduardo Mamede Pinto

DIRETOR
José Vitor de Sá Alves

DIRETOR
José Antonio Tojeira

VP SOCIAL
Maurício da Fonseca Moreira

DIRETORA
Grace Mônica

DIRETORA
Figueiroa Moreira

DIRETORA
Nilda Furtado Ferreira

VP DA CULTURA
Flávio Alves Martins

DIRETOR
Ana Caroline Nunes Botelho

DIRETOR
José Lopes de Azevedo

DIRETOR
Luiz Carlos Lemos

VP DO DESPORTO
Carlos Silva

VP JURÍDICO
Maria Luísa Nunes Botelho

VP DO DEPARTAMENTO FEMININO
Maria Celeste da Fonseca Moreira

DIRETORA
Alba Guedes Taveira

DIRETORA
Elza Maria Pereira Rodrigues

DIRETORA
Noêmia Pinto

VP DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Paulo Gomes de Sena

DIRETOR
Deolinda de Jesus Dias Tojeira

DIRETOR
José Ernesto Pereira da Silva

DIRETOR
Denise Pinto

VP DA SEDE CAMPESTRE
Alberto Leite Barbosa

DIRETOR
Eduardo Valentino

DIRETOR
Enídia Barbosa

Eventos

Dezembro, 2019

Sem Eventos para este mês

Contactos

Sede Social

Rua Carlos Chambeland, 40/50
Vila da Penha, Rio de Janeiro
21210-090
Brasil

+55 21 3391-6730

Sede Campestre

Estrada da Cascata, 624
Guapimirim
25945-300
Brasil

+55 21 2632-2807

Parceiros

Escrever comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

FAÇA PARTE DO PORTAL DIGITAL DA FADFaça a sua inscrição e beneficie de todos os benefícios.