Conselho de Pais e Juvenis de Portugal

0 / 5
Adicionar aos favoritos Imprimir

Mensagem do Presidente

O Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen vem por este meio apresentar-se:

“O Conselho de Pais, fundado em 1977, tem como vista única e exclusiva fins de utilidade pública. Os objetivos principais da nossa coletividade são fomentar contatos internacionais de intercâmbio cultural e bom entendimento entre os povos, assim como desenvolver todas as atividades ao seu alcance no sentido de melhorar e fomentar a cultura em geral, dar todo o apoio e interesse ao Folclore e dentro do possível criar novas atividades.”

Após de alguns anos com menos atividades – a associação tinha vindo a sofrer com a evolução demográfica ou melhor a mudança de gerações e seus interesses na nossa comunidade que a obrigou a suspensões de vários eventos – os responsáveis do Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen decidiram unir todas as forças e têm vindo a desenvolver novas atividades para que essas possam chamar um novo interesse às novas gerações, assim como voltar a antigos eventos habituais.

Assim desde 2014 o Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen, passou a ser a maior representação portuguesa em Sindelfingen/Böblingen e uma das mais ativas coletividades da região e área consular de Estugarda, duplicou o número de associados para mais de duzentos. Remodelaram-se as nossas instalações e interveio-se na falta de ensino de português na região e na flexibilização da taxa de propinas para o ensino de português – a qual é mais uma mais-valia para os nossos sócios.

A nossa associação conta com várias modalidades ativas desde do Grupo de Folclore “Juvenis de Portugal”, Dança Hip-Hop e Futebol. Organizam-se vários eventos entre eles as tradicionais Festas de Carnaval, Natal e Festival Folclórico, assim como participação na Festa Internacional de Rua, juntando a esta a Feira de Natal e em 2015 o Dia de Portugal em Estugarda. Criaram-se novos eventos como o Dia do Sócio (último passeio ao Europapark), Festa da Primavera (última com comédia de Fernando Rocha), o Torneio de Futebol Salão e diversos outros convívios.

Estas organizações e atividades são fruto de muito trabalho, vontade, dedicação e paciência – sempre com o objetivo de transmitir um pouco de cultura do nosso país nas nossas vidas longe de Portugal – e tudo de membros do Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen, que por sua maioria já voltaram ao seu país natal. Então o futuro agora está nas nossas mãos para dar continuidade a um sonho de manter Portugal na nossa vida.

Com os melhores cumprimentos

O Presidente
Nelson Campos

Historial

Em 1977 (Março) no salão da igreja católica de Sindelfingen-Darmsheim, concentraram-se para uma reunião escolar um grupo de vários encarregados de educação, liderada pelo então presidente desse conselho, o senhor Reis e pela então professora D. Maria da Conceição Vaz Simões, na qual se decidiu a criação de uma associação em representação do ensino da língua e da cultura portuguesa, dando lhe o nome „Conselho de Pais Sindelfingen/Böblingen“, sendo ao mesmo tempo eleito sua primeira direção presidida pelo senhor José Vieira Gonçalves.

Com a necessidade de dar a conhecer a nossa cultura ao povo alemão, iniciativa e mérito ao senhor António Lima Ferreira, assim como á irmã da então professora e á D. Ermelinda, formou-se com cerca de 40 componentes um grupo folclórico em que passou a usar a denominação „Grupo Folclórico Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen“ o que ficou vinculado a esta associação até aos nossos dias. Este grupo por mérito do senhor padre Emil Truffer, foi ganhando cada vez mais interesse nas entidades oficiais da cidade de Sindelfingen, aceitando no mesmo ano um convite para atuar na festa da rua ”Internationales Straßenfest Sindelfingen”, nessa atuação os abraços e aplausos foram tão grande (tanto dos portugueses como dos alemães) o que valeu um convite á televisão alemã.

Em 1985 aprovou-se em reunião geral a legalização da associação, ficando assim a associação com o nome “Portugiesischer Elternverein e.V. – Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen”, tornando se desde essa data utilidade pública.

Em 1993 inaugurou-se a sua primeira sede na “Untere Vorstadt”, qual serviu até se mudar em 2001 para novas instalações com melhores condições na “Calwer Straße” e em 2009 para as atuais instalações (casa das associações) na “Hanns-Martin-Schleyer-Straße”.

Ao longo dos anos esta coletividade foi desenvolvendo, organizando várias atividades, entre eles eventos (festa e feiras da rua “Internationales Straßensfest Sindelfingen”, “Stadtfest Böblingen”, “Sindelfinger Weihnachtsmarkt”, “Dia de Portugal”, etc.), festas (Carnaval, Primavera, Natal, Réveillon, diversos bailes com vários artistas e noites de fado, etc.), festivais folclóricos e passeios (Europa-Park, Holiday-Park, Disney-Land, etc.), assim como a participação do grupo folclórico no Concurso Internacional de Folclore em Colónia (obteve o 6º lugar) e atuações em Franca, Holanda, Suíça, Portugal e diversas localidades na Alemanha.

Hoje o Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen, conta com mais de 200 associados (a maioria já em 4ª geração) como uma associação com futuro (grupo folclórico, dança hip-hop e futebol), sendo um verdadeiro elo de ligação derivado ao ser a maior organização portuguesa de Sindelfingen e das principais e ativas da área consular de Estugarda.

Objetivos

A associação tem por fins a promoção do público em geral:

    1. Promoção de jovens, na educação e no ensino de língua portuguesa;
    2. Promoção da cultura portuguesa;
    3. Promoção da atitude internacional, da tolerância em todas as áreas da cultura e da compreensão, assim como fomentar o bom entendimento entre os povos.

Os Estatutos devem ser cumpridos principalmente através:

    1. Promoção de atividades da comunidade portuguesa;
    2. Fomentar contatos internacionais de intercâmbio de cultura e bom entendimento entre os povos.

Estatutos

Órgãos Sociais

DIREÇÃO

PRESIDENTE
Nelson Campos

VICE-PRESIDENTE
António Aguiar

SECRETÁRIO-GERAL
Rúben Varandas

TESOUREIRO
Nuno Marques

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE
José Moreira

VICE-PRESIDENTE
Gerardo Simone

RELATOR
José Gonçalves

ÁREA CULTURAL: GRUPO FOLCRORE

ELO DE LIGAÇÃO
Ana Machado

ENSAIADORA
Cesaltina Mealha

ENSAIADORA-JUVENIL
Nicole Machado

SECRETÁRIA
Lara Santos

ÁREA CULTURAL: GRUPO HIP-HOP

ENSAIADORA
Diana Mealha

ÁREA CULTURAL: GRUPO FUTEBOL

ELO DE LIGAÇÃO
Manuel Moreira

TREINADOR
José Gonçalves

TREINADOR-ADJUNTO
Rui Reis

Notícias

Eventos

Janeiro, 2019

Sem Eventos para este mês

Contactos

Caixa de Correio

Portugiesischer Elternverein e.V.
Conselho de Pais & Juvenis de Portugal Sindelfingen/Böblingen
Postfach 401, D-71046 Sindelfingen
Alemanha

+49 (0) 7031/3 04 91 74

Sede

Hanns-Martin-Schleyer-Straße 15
(Entrada pela Martastraße)
71063 Sindelfingen
Alemanha
 

Sábado 16H00-21H00 | Domingo 15H00-18H00)

Parceiros

cc

Classificar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

FAÇA PARTE DO PORTAL DIGITAL DA FADFaça a sua inscrição e beneficie de todos os benefícios.