Centro Cultural Português de Ijuí

0 / 5
Adicionar aos favoritos Imprimir

Historial

O Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa pertence ao Centro Cultural Português de Ijuí e foi fundado em 1993 num espírito de saudosismo e vontade de reviver em Ijuí as tradições do folclore português. Desde sua fundação tem como objetivo a pesquisa, divulgação e salvaguarda do folclore tradicional português nas suas mais variadas vertentes: danças, cantares, trajes, artesanato, brincadeiras populares, utensílios de trabalho, festejos religiosos, tradição oral, etc. Ao longo dos anos já interpretou o folclore das regiões do Arquipélago dos Açores, Minho e Douro Litoral. Atualmente assumiu de maneira mais fiel possível a representação do folclore da macrorregião das Beiras, dando destaque para danças, cantares e trajes dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. Possui uma tocata composta por concertinas, cavaquinhos, viola, reco-reco, bombo e ferrinhos, obedecendo o tipo de instrumental utilizado na Beira Litoral e Beira Alta em finais do séc. IXX e início do séc. XX.

No seu currículo constam alguns cursos e encontros de formação para seus ensaiadores na área do folclore português realizados em Portugal, nomeadamente nos anos de 1993, 1996, 1997, 2005 e 2010.
Entre os nossos trajos em uso atual apresentam-se o casal de noivos, as peixeiras de Mira e da Murtosa, os pescadores do alto mar, as lavradeiras ricas, a bairradina em dia de festa, o pastor com croça de junco, a tremoceira, a mondadeira do arroz do Baixo Mondego, o trajo de ver-a-Deus, a mulher serrana com capucha de burel, a leiteira, a tricana de Coimbra, o traje rico das terras de Lafões, o moliceiro da ria de Aveiro, o traje festivo de Águeda e muitos outros.

O Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa é composto por 36 brasileiros luso-descendentes que amam e dedicam muito dos seus tempos livres nas pesquisas e nos ensaios de tudo o que se relaciona ás tradições do povo português.

Participa em vários festivais de folclore nacionais e internacionais, programas de rádio e televisão local e estadual e festas tradicionais da comunidade portuguesa dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná bem como por várias vezes á cidades do Uruguai e Argentina.
O grupo tem o reconhecimento oficial da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, sendo por várias vezes declarado embaixador cultural de Portugal nas terras do sul do Brasil, bem como por ter tido alguns de seus elementos convidados em encontro e congressos da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Direção Regional das Comunidades – Açores.

Notícias

Eventos

Outubro, 2018

Sem Eventos para este mês

Contactos

Morada

Rua Venâncio Aires 817, apto 101
98700-000 Ijuí
Rio Grande do Sul
Brasil

+55 55 3332 3121/9626 9221

Lara Silva

Coordenadora de comunicação do Centro Cultural Português Ijuí

55-54-9167-1611
laraesilva@outlook.com

Kelli Silva

Coordenadora do programa de rádio "Aproximando Nações"
Catadeira na Tocata do Rancho Folclórico e Etnográfico alma Lusa

55-55-9925-2859
kellisimone@bol.com.br

Ivan Vieira Paim

Diretor Cultural - Centro Cultural Português de Ijuí

55-55-9626-9221
ivanvpaim@hotmail.com

Norma Carvalho Ferreira

Presidente do Centro Cultural Português de Ijuí

55-55-9944-6844
normacf@terra.com.br

Classificar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

FAÇA PARTE DO PORTAL DIGITAL DA FADFaça a sua inscrição e beneficie de todos os benefícios.