Promovida pela Viseu Marca e Confraria Saberes e Sabores da Beira
Dia da Enguia na Feira de S. Mateus é para repetir

Foi “um êxito” o primeiro Dia da Enguia na Feira de S. Mateus, que decorreu no Domingo Franco, numa iniciativa da Viseu Marca e da Confraria Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’. O evento contou com elevada adesão de público, que aguentou um dia de verdadeira canícula que se fez sentir.

O Dia da Enguia contou com a participação de Belmira Franco, do restaurante “O Cantinho da Belmira”, de Vildemoinhos, que no workshop da manhã mostrou como se fazem, em Viseu, enguias fritas em molho de escabeche, enquanto da parte da tarde a Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, da Murtosa, confeccionou uma caldeirada de enguias, bem como uma sopa feita com o caldo que restou da caldeirada.

Pelo meio houve conversas em torno da tradição das enguias na Feira de S. Mateus e ao fim da tarde o concurso da “Melhor Enguia da Feira de S. Mateus” agitou o evento, que contou com a participação de sete restaurante ou tasquinhas presentes na Feira de S. Mateus. O júri, composto por António Lamego, da Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, Odete Madeira, da Confraria Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, e Jorge Sobrado, da Viseu Marca, entregou o galardão da “Melhor Enguia” da Feira ao restaurante “O Churrasco”, que ostentará a distinção durante o próximo ano. A Tuna Sabores da Música animou o evento, com músicas tradicionais da região.

No encerramento da iniciativa, José Ernesto Silva, da Confraria Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, e Jorge Sobrado, da Viseu Marca, convergiram no “balanço positivo” da iniciativa, que ambos concordaram em “repetir” no próximo ano.
Entretanto, a Confraria Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ foi uma das instituições que recebeu o galardão comemorativo dos 25 anos da Feira do Vinho do Dão, promovido pela Câmara de Nelas, entregue durante a cerimónia de abertura do certame pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, ao Almoxarife, José Ernesto Silva. A Confraria esteve também representada no Encontro de Confrarias Báquicas e Gastronómicas que decorreu no sábado, no âmbito do mesmo certame.