Foi a nossa associação, convidada pelo Exmo Senhor Dr. Paulo Telas da Gama, ilustre Cônsul Geral de Portugal em Barcelona, para um encontro a realizar no dia 7 de Julho em Barcelona, com o Sro Dr.José Luis Carneiro, ilustre Secretario de Estado das Comunidades. Neste encontro estiveram várias entidades Portuguesas representadas, sendo a nosssa associação representada pelo seu Presidente de Direcção.

Foi feita uma breve exposição ao Sro Secretario de Estado da nossa situação face à insularidade e das dificuldades que existem da nossa deslocação (quer em perda de tempo de trabalho quer no elevado custo das viagens) ao Posto Consular de Barcelona.

Em resposta o Sro Secretario de Estado informou o Sro Cônsul Geral que era necessário vir alguém do Consulado, proceder numa primeira fase, ao registo dos Portugueses aqui residentes, e inscrevê-los no recenseamento eleitoral, quanto à permanência consular em Palma, seria analisada numa reunião posterior, a realizar-se com o Sro Secretario de Estado entre os dias 15 e 17 de Agosto em Lisboa.
A minha impressão pessoal, é que, estamos perante um político, e como sabemos os politicos tudo prometem e nada cumprem, mas eu creio firmemente que a pessoa que encarna o politico, é séria com perfeito conhecimento da causa emigrante, com um trato amavél, acessivel e que vai cumprir com a sua palavra.

Foi ainda manifestado pelo Sro Secretario de Estado, a sua vontade de visitar Maiorca para um encontro com a comunidade.
Resta-me agradecer ao Srº Cônsul Geral de Portugal em Barcelona,e a todos os seus funcionarios do Posto Consular, e ao Srº Secretario de Estado das Comunidades pela forma cordial e simpática com que nos receberam.
A todos o meu muito obrigado.

Fernando Cabaço