A Federação das Associações da Diáspora (FAD),é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos, apartidária e laica, sendo que a sua missão passa pela luta contra todas as formas de discriminação, a capacitação das comunidades portuguesas por via da educação não formal e a construção de uma cidadania ativa, tolerante e solidária.

Fundada em 2014 por um grupo de dirigentes associativos de associações da Diáspora portuguesa, tendo sido a primeira estrutura representativa do movimento associativo mundial a surgir em Portugal. A FAD representa a comunidade portuguesa a residir fora de Portugal, em especial, os portugueses envolvidos direta e indiretamente em atividades associativas.

A sua principal missão é a de representar as associações da Diáspora portuguesa do mundo inteiro junto dos poderes públicos e políticos, na defesa dos interesses do movimento associativo. Participando, assim, na definição de políticas transversais direcionadas às comunidades portuguesas no geral e ao movimento associativo em particular. Tem por missão federar o movimento Associativo ao nível mundial e manter o Intercambio entre as comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Pretende ser um espaço de encontro, de partilha e parceira na construção de uma cidadania ativa, tolerante e solidária.

Os valores que as associações promovem – justiça, solidariedade, entrega, responsabilidade, cooperação, consciência social, … – são valores irrenunciáveis para o bem-estar da sociedade. Ao darem protagonismo público aos dirigentes associativos e potenciando a sua participação e cultura participativa contribuem para garantir os direitos de cidadania, reforçando a componente democrática da sociedade e uma visão plena do exercício dos direitos e deveres dos cidadãos.

As comunidades Portuguesas espalhadas por todos os continentes é uma realidade, que não deve ser desperdiçada, antes pelo contrário, e a FAD quer aproveitar esta extraordinária ocasião para favorecer o Intercambio entre elas.

Conhecer as diferentes Comunidades, como é que elas estão organizadas, quais os seus problemas, como são resolvidos, que actividades são desenvolvidas pelas Associações nos diversos países, que interesses comuns, que diferenças e que semelhanças, que relação com Portugal e que relação entre associações…. Tudo isto são questões que a FAD pretende ir ao encontro e criar uma plataforma alargada de apoio e de contacto, onde naturalmente contamos com um conjunto de parceiros institucionais públicos e privados e do governo português.

A FAD tem neste momento o seu primeiro grande desafio em marcha, a criação de uma Plataforma Mundial Digital. Esta ferramenta digital pretende ser um canal aberto de comunicação e de apoio às associações da Diáspora, bem como será um promotor do aumento das relações, da proximidade e amizade entre associações e com Portugal.

 

PRINCIPAIS OBJETIVOS

 

  • Representar as Associações perante os poderes públicos e políticos;
  • Promover e desenvolver as Associações, desta forma, aumentar a participação das comunidades portuguesas da Diáspora;
  • Promover experiências de intercâmbio entre associações;
  • Promover experiências de intercâmbio com Portugal;
  • Afirmar e prestigiar o papel dos jovens na vida da região;
  • Fomentar a divulgação da Língua e Cultura Portuguesa;
  • Promover, divulgar os valores do associativismo nas comunidades;
  • Promover, divulgar os valores do associativismo nas comunidades;
  • Definir e apoiar projetos de interesse comum a todas as associações da Diáspora;
  • Fomentar projetos de atividades culturais, recreativas e desportivas, junto das associadas.