Fonte: Diário de Viseu

Amanhã, vai ser constituída em Viseu a Federação das Associações da Diáspora, que terá como objectivo promover o intercâmbio entre as diversas associações portuguesas espalhadas pelo mundo, garantindo assim que as tradições, a língua e a cultura não se percam nas comunidades lusas que vivem no
estrangeiro.

Para tal, será criada uma Plataforma Mundial na Internet através da qual será fomentada a interactividade entre as associações, divulgando as iniciativas que cada uma das instituições pretende levar a cabo.

Dessa forma, promover-se-á uma ligação mais forte entre as várias associações da diáspora e com o Governo português, fomentar-se-á o desenvolvimento do movimento associativo da diáspora e definirse-ão projectos comuns entre as associações.

De acordo com o almoxarife da Confraria dos Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, José Ernesto da Silva, a nova federação será constituída com 26 associações fundadoras, oriundas de diversas partes do mundo, às quais se poderão vir a juntar muitas mais.

A criação da federação foi uma ideia sugerida por vários dirigentes da diáspora durante a última reunião realizada neste país. A sede será em Viseu e os dirigentes serão eleitos posteriormente numa assembleia-geral.

Confraria comemora Dia do Brasil

A Confraria dos Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” vai participar nas comemorações do Dia do Brasil, em Lisboa, a convite da Embaixada daquele país.